Também conhecida por Cirurgia do Rejuvenescimento Facial, a Ritidoplastia é um tratamento baseado em reconhecer no paciente todos os pontos que levaram ao envelhecimento facial e tratá-los individualmente, de maneira abrangente, durante a cirurgia.
No passado, o principal foco da Ritidoplastia consistia na retirada de pele da face. Contudo, com a evolução do tratamento, a pele passou a ser apenas uma coadjuvante da cirurgia, enquanto o grande pilar do procedimento passou a ser a elevação das estruturas subjacente (SMAS), o que acrescenta um maior grau de naturalidade ao resultado.
Se você busca por informações abrangentes sobre ritidoplastia em Ponta Grossa, continue a leitura desse artigo e entenda mais sobre as indicações específicas da ritidoplastia, sua forma de realização e cuidados pós-operatórios, elencados pelo Dr. Marlon Câmara Lopes visando aumentar a sua confiança para com o procedimento.
A Ritidoplastia é um procedimento recomendado para pacientes que almejam reverter os sinais visíveis do envelhecimento facial. Indicada para correção de flacidez e rugas, essa cirurgia permite a restauração da firmeza da pele e a harmonização das estruturas faciais. Seja para atenuar rugas profundas, a Ritidoplastia ajuda a melhorar a definição do contorno facial ou eliminar excessos de pele, configurando uma solução personalizada às necessidades de cada paciente.
A Ritidoplastia é realizada por meio de incisões estratégicas, visando o acesso do Cirurgião Plástico aos tecidos subjacentes. No procedimento, as camadas profundas são reposicionadas (DEEP PLANE FACE LIFT, DEEP NECK), enquanto o excesso de pele é meticulosamente removido, resultando em um rejuvenescimento facial, com ênfase na naturalidade e harmonia facial. Na Ritidoplastia, tratamos:
- Flacidez da pele e fotoenvelhecimento: Podemos empregar tratamentos dermatológicos pré e pós operatórios, como peelings ou a retirada cirúrgica do excesso de pele, por exemplo.
- Flacidez muscular (SMAS): Promovem a sustentação cirúrgica por meio de plicatura.
- Deflação: Perda de volume e de sustentação de depósitos de gordura.
- Lipodistrofias: Acúmulos de gordura.
Podemos realizar outros procedimentos em conjunto a Ritidoplastia, como é o caso dos peelings, laser, Lipoaspiração, da Lipoenxertia e de alguns tipos de Preenchimentos. Deve-se portanto estudar individualmente cada paciente e utilizar o arsenal terapêutico completo para tratamentos mais naturais e harmoniosos.
Após a cirurgia, é vital que o paciente siga as orientações do Cirurgião Plástico. As principais recomendações pós-operatórias incluem repouso adequado, administração de medicamentos conforme prescrito e acompanhamento regular. Os resultados iniciais da Ritidoplastia começam a ser mais visíveis ao longo das primeiras semanas de recuperação, mas a plenitude dos benefícios da cirurgia somente serão observados à medida que o inchaço diminui e os tecidos se acomodam, algo que leva em torno de 4 meses.
Ao considerar a Ritidoplastia em Ponta Grossa, confie na perícia do Dr. Marlon Câmara Lopes para que você possa realizar o procedimento com segurança. Agende uma consulta para que possamos realizar uma análise detalhada das suas necessidades estéticas e entender quais resultados a Ritidoplastia pode te oferecer.
Atualizado em 19/04/2024