A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais executada no mundo. Consiste na retirada de depósitos de gordura localizada (lipodistrofias) com a utilização de cânulas de diferentes calibres e de pressão negativa (obtida através de aparelho lipoaspirador).
Entenda mais sobre a lipoaspiração a seguir:
De modo geral, os candidatos ideais para lipoaspiração são pacientes com faixa de pessoa normal, que eventualmente possuem pequenos depósitos de gordura. Trata-se de procedimento empregado para modelar o corpo, e que não é voltado para perda de peso.
Logo, pacientes que estão acima do peso ou que possuem tendência à obesidade devem passar por um processo de emagrecimento e estabilização do peso antes de se submeter à lipoaspiração.
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões na região que será tratada. Por meio desses buraquinhos, o cirurgião plástico insere um tubo fino, pelo qual será aplicada uma solução tumescente, que ajuda na diluição da gordura.
A partir do momento em que o tecido adiposo é solto, ele será aspirado por um dispositivo acoplado ao tubo, com o auxílio de uma cânula que tem como função sugar as células de gordura quando o cirurgião plástico realiza movimentos de vai e vem.
O procedimento pode ser associado a outras cirurgias plásticas, como é o caso da abdominoplastia e da lipoescultura. Ademais, a gordura extraída pode ser tratada e posteriormente utilizada para preencher volume em outras partes do corpo.
As tecnologias utilizadas na lipoaspiração apresentam características únicas e benefícios específicos. Assim, o cirurgião plástico pode indicar uma abordagem mais adequada para cada paciente, com o objetivo de alcançar os resultados desejados.
As principais técnicas de lipoaspiração são:
- Lipoaspiração Convencional: A lipoaspiração convencional é caracterizada pela retirada do acúmulo de gordura acumulada, sendo indicada para pacientes que desejam ter um “abdome chapado” e com aspecto natural.
- Lipoescultura: Diferentemente da lipoaspiração convencional, na lipoescultura é possível remodelar toda a estrutura física do paciente, realocando o tecido adiposo extraído de forma estratégica, por meio de lipoenxertia, objetivando melhorar o contorno corporal e o aspecto geral da região tratada.
- Lipoenxertia: A lipoenxertia consiste no preparo adequado da gordura retirada através de métodos específicos e na sua reaplicação em áreas que necessitam de preenchimento para melhora do contorno corporal.
- Lipo ULTRASSÔNICA: Nessa técnica, o cirurgião plástico promove a quebra das células de gordura localizada pela emissão de ULTRASSOM, presente na ponta do probe, o qual faz com que o tecido adiposo fique com uma consistência oleosa e facilita a aspiração do seu conteúdo. A maior eficácia da lipoaspiração a laser está no fato desse feixe não provocar grandes traumas no tecido, como ocorre na lipoaspiração tradicional.
- Lipo com ARGO PLASMA: O ARGO PLASMA é um aparelho que combina a tecnologia de jato de plasma com radiofrequência. Dessa forma, o ARGO PLASMA possibilita remover os acúmulos de gordura de diversas regiões do corpo, promovendo a retração da pele e uma melhora no contorno corporal
- Vibrolipoaspiração: Na vibrolipoaspiração, a cânula é acoplada a um aparelho, responsável por emitir vibrações em sentidos diferentes (anteroposterior e circular) em alta frequência, possibilitando assim a retirada de mais gordura com menos movimentos. Ou seja, o procedimento é realizado em um menor tempo e com menor trauma cirúrgico.
Todas as técnicas apresentadas configuram tratamentos cirúrgicos e devem ser realizadas em ambiente hospitalar. Vale ressaltar que a lipoaspiração não tem como objetivo o emagrecimento e sim a melhora do contorno corporal em pacientes dentro de uma faixa normal de peso, com dificuldade de eliminar depósitos de gordura localizada.
A finalidade da lipoaspiração é modelar o corpo do paciente, deixando-o melhor contornado e removendo os pequenos depósitos de gordura localizada. Logo, é necessário que ocorra um emagrecimento saudável antes da cirurgia, de forma gradual e se necessário, orientado por especialistas.
Objetivando garantir resultados duradouros e satisfatórios após a lipoaspiração, o paciente deve:
- Manter uma alimentação balanceada;
- Praticar atividades físicas regularmente após a liberação médica;
- Realizar a cirurgia com o cirurgião plástico qualificado.
Somente um cirurgião plástico capacitado poderá indicar e direcionar com exatidão o que deverá ser feito antes e após a lipoaspiração. Portanto, se você deseja entender mais sobre a lipoaspiração, bem como sobre os resultados que pode alcançar com esse procedimento, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso de forma segura, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre a lipoaspiração.
Atualizado em 19/04/2024